quarta-feira, 27 de julho de 2011

Aldeia dos meus sonhos-A ESTRADA DE ALDEIA

  A chamada estrada de Aldeia PE-27 foi construída na época da segunda guerra mundial para acampamento de tropas em local afastado de Recife mas com fácil acesso à esta cidade.
Hoje o SIMINIC tem forte presença na região e conta com uma das maiores reservas de Mata Atlântida de Pernambuco pois preservam e reflorestam, mas o acesso ao Recife já não é bom em função da dificuldade de acesso à estrada.
  Para raciocinarmos junto postei vídeo sobre a estrada ao bairro onde Daniella mora em Göttingen e fluxo de carros na área. Tem duas mãos e uma faixa para ciclovia.
Nesta época do ano as escolas estão em férias e muitas famílias saíram para viajar e lógicamente o tráfego é muito mais denso do que o apresentado e também porque não era hora do rush. Interessante notar que as cidades dão férias em datas diferentes para que as autobahns não fiquem congestionadas.
Podemos considerar um tráfego pelo menos duas vezes mais intenso do que o do vídeo.
Interessante verificar que normalmente não existe congestionamento e os carros mantém uma velocidade constante de 50 km/hora e os sinais são rápidos inclusive o de passagem de pedestres.
Como pode então Aldeia ter tantos congestionamentos ?
Não é por causa da estrada, mas pelos sinais na saída da PE-27 na direção à Avenida Caxangá.
Na estrada a velocidade de 60 km não é respeitada ( 80 - 90 km/h é normal) e por conseguinte acontece o congestionamento nos sinais de trânsito. Não vi ainda o projeto do alargamento da subida da PE 27 e imagino que existirá  viadutos e ou rotatórias de forma a tornar o fluxo mais rápido, acabando com os engarrafamentos no témino da PE 27.
O problema se transferirá para o primeiro sinal da Avenida Caxangá (Padre Cicero) ou para o próximo sinal se não existir outra solução para este fluxo. Talvez com a cidade da Copa em São Lourenço já tenham outras soluções para a região que não tenho conhecimento pois estou em Göttingen.
Afora os congestionamentos o desconforto para quem trafega pela estrada é muito grande:
- caminhões dirigem em alta velocidade com grande perigo para os outros motoristas,motos e biocicletas: entre os mais notados dois irmãos com cargas de frangos são os campeões e em segundo os de materiais de construção e os de transporte de água mineral,
- motoristas embriagados são constantes principalmente aos finais de semana
- motos zigzagueando e bicicletas na pista,
- show de uma Ferrari preta com mais de 130 km/h às 9;00 horas
- motoristas que trabalham em Recife e não querem chegar tarde em seus compromissos,
- transportes alternativos competindo com todos, etc
Acho que a providência mais imediata à ser tomada é estudar a forma de realmente controlar a velocidade e colocar policiais com equipamentos de medição de nível alcoólico (bafômetros) na PE-27.
Outra seria a construção de uma ciclovia como a vista na pista de Göttingen.
É preciso raciocinar se queremos transformar Aldeia em pista de corrida (duplicação de toda pista) ou se queremos preservar ou recuperar o padrão de qualidade de vida e  tranquilidade da localidade (construção de novos acessos).
Sempre disse aos amigos: "Como sou uma pessoa justa, ao morrer irei para o céu com uma condição imposta à São Pedro: ter uma janelinha olhando para Aldeia", Entretanto, no ritmo de transformação atual a localidade está se transformando em um inferno e cancelarei o pedido.

Nenhum comentário: