terça-feira, 12 de julho de 2011

ALDEIA DOS MEUS SONHOS- Bicicletas Göttingen x Aldeia

Idosa esperando o sinal abrir.






Estacionamento de três andares com lavajato.
Estacionamento externo à Estação de Trens

Hoje vamos falar sobre Democracia: a alemã e a brasileira
Democracia implica na liberdade de ir e vir para todos os cidadãos:
crianças, jovens, idosos, mulheres.
Um dos principais meios de transporte nas cidades alemães é a bicicleta.
Nas ruas principais e avenidas existem ciclovias exclusivas e com prioridade para os ciclistas. Tem prioridade inclusive sobre os pedestre. Utilizam sinalizações para suas manobras e obedecem os sinais de trânsito próprios para bicicletas.
Um dos maiores receios de um motorista é acidentar um e todo cuidado é pouco ao entrar em uma rua, dobrar, etc.
Você pode sair de casa de bicicleta, entrar com ela em um ônibus e ir até a Estação de Trens (Bahnhoff) e viajar levando a sua bicicleta. Isto é liberdade de ir e vir.
Vi crianças, idosos, jovens, mulheres muito elegantes, mães com seus filhos em reboque, enfim toda uma população se movimentando à vontade e se exercitando.
Em termos de velocidade os liomites são de 30 km/hora para ruas transversais e 40 nas mais largas. Quem quiser chegar na hora saia mais cedo!!
Em Aldeia não existe nem sequer uma ciclovia e as bicicletas se esquivam e disputam espaço com os carros e os caminhões apressados. Isto significa que ciclistas não são reconhecidos como cidadãos, nem sequer de segunda categoria: estão sujeitos à sorte de não serem atropelados o que frequentemente ocorre.
Como não existe possibilidade de se locomover com bicicletas, a solução para muitos é disputar o trânsito de moto.
E assim se estabelece o caos bicicletas, motos,carros e caminhões disputando um pedacinho de pista: acidentes constantes com vítimas fatais.
Para tornar ainda pior a situção não existe fiscalização de velocidade (apenas duas lombadas eletrônicas para 19km da PE 27) e os motoristas dispõem da pista para demonstração de altas velocidades: inclusive de uma Ferrari preta que todos os dias faz uma apresentação à mais de 120 km/hora. Podemos citar também caminhões que transportam materiais de construção, de água e de frangos em altas velocidades.
Nos finais de semana soma-se à tudo isto muitos embriagados visto que nestes dias Aldeia é local para muitas confraternizações, comemorações e festas diversas regadas pelo menos à cervejas.
Que Deus nos guarde.
O que podemos fazer?
Temos que fazer algo!
Teremos que fazer bloqueios para chamar atenção das autoridades?
Teremos que fiscalizar e filmar o trânsito e enviar para as autoridades que deveriam estar fazendo êste trabalho?
Temos que sensibilizar as televisões para o problema?
O que mais?
Sinceramente,aqui na Alemanha me sinto realmente tranquilo, é muito diferente!

Nenhum comentário: